A imagem pode conter: céu e atividades ao ar livre
Exemplo de edificação sem a utilização de vigas
As lajes lisas, lajes sem vigas ou lajes cogumelos, são lajes que se apoiam diretamente sobre os pilares. Esse modelo de laje é usado geralmente quando não é possível o emprego de vigas, como por exemplo em edificações comerciais que contém muitas divisórias, regiões com muita interferência de tubulações, ou a própria arquitetura impossibilita o uso de vigas.

Nessa situação é necessário o devido cuidado com a punção, onde as lajes tendem a serem perfuradas pelos pilares ocasionando o seu desmoronamento, em muitos pavimentos a laje cai uma sobre as outras provocando o colápso progressivo da edificação, pois a laje cai sobre a outra que não suporta o peso e vai caindo sobre as que estão embaixo.

A imagem pode conter: céu, ponte e atividades ao ar livreA imagem pode conter: atividades ao ar livre
Lajes colápsadas devido a punção em torno dos pilares. O desmoronamento ocorre de forma brusca sem sinais prévios.

Para evitar esse tipo de problema deve-se tomar cuidado com o dimensionamento e execução das armaduras que irão combater esses esforços de cisalhamento gerados em torno do pilar. Pode ser empregado estribos ou os pinos de cisalhamento. A ánalise para dimensionamento de lajes com punção é um pouco diferente da análise convencional de lajes sobre vigas e deve ser realizada por profissionais qualificados.
A imagem pode conter: atividades ao ar livre
Pinos de cisalhamento no entorno do pilar dimensionados para combater os efeitos de punção.