A argamassa colante é um tipo de Argamassa industrializada (em que o produto vem no estado seco, bastando apenas adicionar a quantidade de água recomendada pelo fabricante para a sua utilização) utilizada na fixação de revestimentos cerâmicos. O tipo de argamassa disponibilizada tem indicações específicas de acordo com o ambiente e características de onde será a aplicação.


A ABNT NBR 14081:2012 define esse tipo de argamassa da seguinte maneira:

"Produto industrial, no estado seco, composto de cimento Portland, agregados minerais e aditivos químicos, que, quando misturado com água, forma uma massa viscosa, plástica e aderente, empregada no assentamento de placas cerâmicas para revestimento.”
 Os principais requisitos esperados nesse tipo de produto é a trabalhabilidade, aderência e capacidade de absorver deformações, principalmente quando aplicada em fachadas. A argamassa colante é encontrada no mercado com três tipos distintos: ACI, ACII e ACIII.

Argamassa colante tipo ACI:
Argamassa Colante AC-I - Direcional


Argamassa colante industrializada com resistência aos esforços, à umidade e à temperatura típica de revestimentos internos. Podem ser utilizadas no assentamento de pisos e azulejos nas áreas molháveis de uma residência (banheiros, cozinhas e áreas de serviço).
 
Argamassa colante tipo ACII: 
Argamassas ACII - Vários modelos | Leroy Merlin

Produto com adesividade que permite absorver os esforços de revestimentos de pisos e paredes internos e externos sujeitos a variações de temperatura e umidade e à ação do vento. São indicadas para revestimento externo de paredes e fachadas, piscinas de água fria, pisos cerâmicos industriais ou de áreas públicas e para pisos cerâmicos ao ar livre.

Argamassa colante tipo ACIII: 

Preço de Argamassa colante AC-III Piso Sobre Piso, da Pav Mix | AECweb


Apresenta aderência superior em relação às argamassas dos tipos AC-I e AC-II. São indicadas para assentamento de porcelanatos e de revestimentos cerâmicos em piscinas de água quente, saunas e churrasqueiras.

Argamassa colante tipo AC E: 

Argamassa do tipo I, II ou III com tempo em aberto estendido
Argamassas – Colantes | DVG Precon